sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (10)

CONTINUA O DEPOIMENTO DE IRMÃ EMANUELE:

"PARA CONHECER A REALIDADE DA VILA OPERÁRIA DE SANTANA, OUTRA ESTRATÉGIA ADOTADA PELAS IRMÃS FOI A VISITA ÀS CASAS EM DUPLAS. ENQUANTO UMA CONVERSAVA COM A DONA DE CASA, A OUTRA IRMÃ REPARAVA NA SITUAÇÃO E DEPOIS FAZIA UM RELATÓRIO ESCRITO DA SITUAÇÃO."

"TAMBÉM ATENDIAM MEDICAMENTOS NUMA FARMÁCIA COM PREÇOS SUBSIDIADOS PELA EMPRESA [MINERASIL]."

"IRMÃ HONORINA QUE SE DEDICAVA MAIS PARA A ASSISTÊNCIA DA SAÚDE DAS FAMÍLIAS, CHEGOU A "FAZER PARTO" QUANDO NÃO HAVIA TEMPO DE LEVAR A GESTANTE PARA O HOSPITAL, NO CENTRO DA CIDADE DE URUSSANGA."

"CONTA IRMÃ EMANUELE QUE IRMÃ HONORINA, ALÉM DE TER O ”DOM DE TRATAR”, ERA UMA PESSOA BASTANTE RESPEITADA NA VILA."

"ALÉM DAS ATIVIDADES MENCIONADAS, AS IRMÃS ERAM RESPONSÁVEIS PELA ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE E DA MISSA, REALIZADA UMA VEZ POR MÊS PELO PADRE AGENOR NEVES MARQUES."


"ALÉM DOS CURSOS DE CULINÁRIA E TRABALHOS MANUAIS, AS RELIGIOSAS AINDA OFERECIAM UM CURSO PARA AS JOVENS [SIC] MOÇAS A FIM DE PREPARÁ-LAS PARA O CASAMENTO. AS MOÇAS ERAM ORIENTADAS A FAZEREM EXAME DE SANGUE PARA VERIFICAR O GRUPO SANGUÍNEO, ETC."

"IRMÃ EMANUELE RESSALTA AINDA O APOIO DADO PELA MINERASIL QUE, ATRAVÉS DO SENHOR JOÃO GABRIEL MACCARI,  OFERECIA TODA A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO BEM COMO DA FORMATURA."

"OUTRA FORMA DE ATUAÇÃO DAS IRMÃS ERAM AS VISITAS DOMICILIARES QUANDO OCORRIAM DESENTENDIMENTOS ENTRE OS CASAIS, MUITAS VEZES CAUSADOS PELO CONSUMO DE ÁLCOOL PELOS OPERÁRIOS. NESTES CASOS, QUEM COSTUMAVA AGIR COM MUITA AUTORIDADE ERA A IRMÃ HONORINA. ELA ACONSELHAVA, CORRIGIA E “DAVA UM DURO NELES”."

"OUTRO PROBLEMA, QUE AS  IRMÃS PROCURAVAM ATENUAR, ERA A FOFOCA QUE ERA MUITO GRANDE JÁ QUE AS CASINHAS DA VILA OPERÁRIA FICAVAM MUITO PRÓXIMAS ENTRE SI, FACILITANDO ESTA PRÁTICA."

"A HIGIENE DOMÉSTICA ERA OUTRO FATOR EM QUE AS IRMÃS PROCURAVAM ATUAR, ORIENTANDO AS DONAS DE CASA DA VILA OPERÁRIA DA IMPORTÂNCIA DESTA PRÁTICA."







quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (9)

UM TESTEMUNHO DE QUEM VIVENCIOU TUDO:  VEJA O DEPOIMENTO  DE IRMÃ EMANUELE SOBRE A ATUAÇÃO DAS IRMÃS BENEDITINAS  EM SANTANA.

ESTES DEPOIMENTOS FORAM TOMADOS EM ENTREVISTA CONCEDIDA POR IRMÃ EMANUELE A GIANI REBELO, EM NOVA VENEZA, SC, EM  30 DE JUNHO DE 2005.

GIANI REBELO É A AUTORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA "ENTRE O HÁBITO E O CARVÃO: PEDAGOGIAS MISSIONÁRIAS NO SUL DE SANTA CATARINA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX"  ONDE ABORDA A ATUAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO CARBONÍFERA SULCATARINENSE.

ESTA DISSERTAÇÃO FOI DEFENDIDA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, NO ANO DE 2007.


A ENTREVISTA CONCEDIDA POR IRMÃ EMANUELE A GIANI REBELO, OCORREU EM  NOVA VENEZA, SANTA CATARINA, EM  30 DE JUNHO DE 2005.

VAMOS AOS DEPOIMENTOS DE IRMÃ EMANUELE.

PRIMEIRA IMPRESSÃO DE IRMÃ EMANUELE QUANDO DA CHEGADA À SANTANA:

"NÃO TINHA NADA ALI (SANTANA)."

O MOTIVO DA VINDA PARA SANTANA:

 "SEGUNDO IRMÃ EMANUELE, ELAS FORAM CONVIDADAS A TRABALHAR EM SANTANA [TAMBÉM]  PORQUE HAVIA MUITA BRIGA, PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE HAVIA PARTIDAS DE FUTEBOL E BAILE."

E CONTINUA:

"PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE BRIGA, AS IRMÃS ADOTARAM A SEGUINTE ESTRATÉGIA: MESMO TENDO QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A MADRE DA CONGREGAÇÃO, PORQUE ERAM CONSIDERADAS ATIVIDADES PROFANAS PELA IGREJA, ELAS COMEÇARAM A PARTICIPAR DESTES MOMENTOS DE LAZER DOS OPERÁRIOS.


IAM AOS JOGOS, CANTAVAM O HINO NACIONAL E PERMANECIAM NO CAMPO DURANTE TODA A PARTIDA.

NOS BAILES, ANTES DE COMEÇAREM, REZAVAM O PAI NOSSO JUNTO COM OS PRESENTES E DESEJAVAM A TODOS UM BOM DIVERTIMENTO, PEDINDO A DEUS PARA QUE NENHUM MAL ACONTECESSE, E ASSIM TODOS PUDESEM VOLTAR PARA CASA SEM PROBLEMAS."



AS "IRMÃS" (8)

APESAR DA DEDICAÇÃO A OUTRAS ATIVIDADES, O SERVIÇO RELIGIOSO NUNCA ERA ESQUECIDO PELAS IRMÃS BENEDITINAS COMO PODE SER OBSERVADO NAS FOTOS ABAIXO.

IMAGENS: PRIMEIRA COMUNHÃO DE CRIANÇAS EM SANTANA COM A IRMÃ EGÍDIA SEMPRE PRESENTE.
ACERVO: LUCIANO ALBINO E ELENICE MARIOT

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (7)

ALÉM DA ATIVIDADE RELIGIOSA, AS IRMÃS OFERECIAM  CURSOS DE CORTE E COSTURA, BORDADOS, TRICÔ, CROCHÊ, CULINÁRIA, DANÇA CLÁSSICA, TEATRO, ETC.

IMAGEM: FORMATURA DE ELIZA MARIOT E ELENICE MARIOT, COM IRMÃ EGÍDIA

IMAGEM: ELIZA MARIOT


IMAGEM: FORMATURA DO CURSO DE CORTE E COSTURA
DATA:  13 DE MAIO DE 1959
ACERVO: ELENICE MARIOT ALBINO


IMAGEM: FORMATURA DO CURSO DE CORTE E COSTURA
DATA: 27 DE MAIO DE 1959
ACERVO: ELENICE MARIOT ALBINO

IMAGEM: OUTRA FORMATURA
DATA: FINAL DA DÉCADA DE 1950

OBS.: NA CABECEIRA DA MESA ESTÁ  IRMÃ HONORINA E A PRIMEIRA À DIREITA É IRMÃ EGÍDIA. AO LADO DA IRMÃ EGÍDIA SE OBSERVA A PRESENÇA DE UMA RELIGIOSA DE OUTRA CONGREGAÇÃO.



E OS CURSOS CONTINUARAM ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 1960.


IMAGEM: FORMATURA DE OUTRO CURSO OFERECIDO PELAS IRMÃS BENEDITINAS.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (5)


QUANDO DA SUA CHEGADA EM SANTANA, AS "IRMÃS" PASSARAM       A RESIDIR    E ATENDER A POPULAÇÃO LOCAL NUM ALOJAMENTO CEDIDO PELA MINERAÇÃO GERAL DO BRASIL QUE ESTAVA LOCALIZADO JUNTO À RESIDÊNCIA DESTINADA AO "ENGENHEIRO" DA COMPANHIA.

O TRABALHO EM SANTANA MINERAÇÃO INICIOU COM A IRMÃ HONORINA, IRMÃ MANUELE E IRMÃ EGÍDIA.

IMAGEM: IRMÃ HONORINA

IRMÃ HONORINA, ITALIANA DE NASCIMENTO, ERA A SUPERIORA LOCAL E, ALÉM DE OUTRAS ATIVIDADES, REALIZAVA PEQUENOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM.

IMAGEM: IRMÃ EMANUELE


IMAGEM: IRMÃ EGÍDIA


AS "IRMÃS" (6)


 AS IRMÃS  SE DEDICAVAM A EDUCAR A POPULAÇÃO LOCAL EM ASSUNTOS COMO HIGIENE, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ETC.

TALVEZ, SE NÃO FOSSEM OS ENSINAMENTOS TRAZIDOS PELAS IRMÃS BENEDITINAS, ALGUN(S) DOS  TRIGÊMEOS ABAIXO TIVESSEM DIFICULDADES PARA SOBREVIVER JÁ QUE A MORTALIDADE INFANTIL ERA ALTA NA ÉPOCA.



IMAGEM: TRIGÊMEOS JOSÉ, TADEU E FRANCISCO, NASCIDOS NA DÉCADA DE 1950.
ACERVO: ELENICE MARIOT ALBINO

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (4)

CHEGADA EM SANTANA:

EM MEADOS DA DÉCADA DE 1950 E INSPIRADAS PELO LEMA "O APOSTOLADO ESPECÍFICO DA CONGREGAÇÃO É ACOLHER, ASSISTIR E EDUCAR A INFÂNCIA E JUVENTUDE, ESPECIALMENTE A POBRE E MARGINALIZADA OU POSTA EM CONDIÇÕES PERIGOSAS", AS IRMÃS CHEGAM EM SANTANA. 

UM CONVÊNIO COM A MINERASIL, REPRESENTADA PELO SENHOR JOÃO GABRIEL MACCARI,  FEZ COM QUE AS IRMÃS  DA CONGREGAÇÃO VIESSEM PARA SANTANA.

IMAGEM: IRMÃ HONORINA, JOÃO GABRIEL MACCARI E SUA ESPOSA MARIA DE JESUS CAVALCANTE.

AS "IRMÃS" (3)

O OBJETIVO DO APOSTOLADO DAS IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA:

"O apostolado específico da Congregação é de acolher, assistir e educar a infância e a juventude. As irmãs Beneditinas da Divina Providência, fiéis ao Carisma da Congregação e sensíveis aos apelos da Providência, dedicam-se também às obras carito-assistenciais, nos hospitais e asilos, conforme o espírito das Fundadoras, procurando continuar a missão de Cristo, o “bom Samaritano”."

AS IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA RESOLVEM REALIZAR SUA MISSÃO NO BRASIL.

A CONVITE DO PADRE MIGUEL GIACCA, CHEGAM EM NOVA VENEZA, SANTA CATARINA, NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 1936.

SUA PRESENÇA FOI SOLICITADA PARA TRABALHAR NA INSTRUÇÃO DE CRIANÇAS, DESENVOLVER TRABALHOS NO HOSPITAL, NA CATEQUESE, EM TRABALHOS MANUAIS, ETC.

POUCO A POUCO VÃO ESTENDENDO SEU TRABALHO A DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA.

UM DOS MUNICÍPIOS EM QUE VÃO DESEMPENHAR SEU APOSTOLADO ESTÁ URUSSANGA ONDE IRÃO EXERCER ATIVIDADES NO HOSPITAL LOCAL E, POSTERIORMENTE,  NO ORFANATO "PARAÍSO DA CRIANÇA" FUNDADO PELO PADRE AGENOR NEVES MARQUES.

ACESSE ESTE BLOG E VEJA A HISTÓRIA DAS IRMÃS PIONEIRAS QUE SAÍRAM DA ITÁLIA PARA NOVA VENEZA, EM SANTA CATARINA, BRASIL:

PRESTE ATENÇÃO NA BIOGRAFIA DA PIONEIRA IRMÃ FAUSTINA OLDANI, FALECIDA EM 1963 E QUE ESTÁ SEPULTADA EM URUSSANGA. VOCÊ SABIA QUE ELA ERA ARGENTINA E FILHA DE IMIGRANTES ITALIANOS?

domingo, 24 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (2)

A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA TEM SUA ORIGEM EM VOGHERA, PROVÍNCIA DE PAVIA, REGIÃO DA LOMBARDIA, NORTE DA ITÁLIA.

ESTA CONGREGAÇÃO FOI FUNDADA EM 1849 PELAS IRMÃS GIUSTINA E MARIA SCHIAPPAROLI.

VEJAMOS UMA BREVE BIOGRAFIA DAS MESMAS:


IMAGEM: MADRE GIUSTINA

"Madre GIUSTINA SCHIAPPAROLI nasceu em 19/07/1819, em Castel San Giovanni – Itália. Era professora, assim como sua irmã Maria.

Pessoa de caráter corajoso e decidido, Giustina era chamada de a “Senhora Madre”, pois ela não media esforços em suas iniciativas na busca dos meios para a subsistência de sua obra de acolhimento, pelo bem-estar de suas ”filhas” acolhidas, a quem amava com imenso afeto e ternura.

Seu grande temor era que elas voltassem à humilhante vida de mendicância nas ruas e, por isso, economizava e trabalhava muito.

Tinha uma profunda confiança na Divina Providência e um espírito de oração e sacrifício próprio dos grandes santos.

Morreu aos 58 anos de idade no dia 30/11/1877."


IMAGEM: MADRE MARIA

"Madre MARIA SCHIAPPAROLI nasceu em 20/04/1815, em Castel San Giovanni - Itália. Com nove anos, ficou órfã de mãe, e sendo a filha mais velha, teve, a partir de então, que tomar conta de seus irmãzinhos.

Pessoa muito humilde, Maria pode ser chamada de “a santa sombra”, pois fazia o bem só com a sua passagem, tamanha era a sua bondade. Era uma alma de grande oração a Deus, capaz de muitos sacrifícios, especialmente pelas meninas acolhidas, de quem sempre cuidou com amor e atenção maternais.

Morreu aos 67 anos de idade no dia 02/05/1882. "














AS "IRMÃS"

EM MEADOS DA DÉCADA DE 1950, CHEGAM AS IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA PARA EXERCEREM SEU TRABALHO EM SANTANA.

SÃO ELAS: IRMÃ HONORINA, IRMÃ EMANUELE E IRMÃ EGÍDIA.

SUA CONGREGAÇÃO HAVIA FEITO UM CONVÊNIO COMA MINERAÇÃO GERAL DO BRASIL QUE FOI REPRESENTADA PELO  SENHOR JOÃO GABRIEL MACCARI.

DURANTE ALGUNS ANOS EXERCERAM UM TRABALHO QUE ATÉ HOJE É LEMBRADO POR QUEM VIVEU ESSA ÉPOCA.

O MOTIVO DO CONVÊNIO FOI A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DA VILA OPERÁRIA DE SANTANA QUE SOFRIAM SÉRIOS PROBLEMAS DE HIGIENE, MÁ ALIMENTAÇÃO E TAMBÉM UMA ALTA MORTALIDADE INFANTIL.

LOGO ASSUMIRAM COM AFINCO OS TRABALHOS E COMEÇARAM A EXERCER FORTE INFLUÊNCIA NA COMUNIDADE.


IMAGEM: BODAS DE OURO DE DOMINGOS DE BONA SARTOR E MARIA CESCONETTO COM A PRESENÇA DAS IRMÃS QUE ATUAVAM EM SANTANA.
LOCAL: SANTANA
DATA: INÍCIO DA DÉCADA DE 1960

SENTADAS, DA ESQ. PARA A DIREITA: IRMÃ EMANUELE, IRMÃ HONORINA E IRMÃ EGÍDIA

sábado, 23 de outubro de 2010

O JIPÃO (4)


IMAGEM: CAMINHÃO  CMP C60L
                          FONTE: http://www.mapleleafup.org/vehicles/softskin/c60l_10.html


IMAGEM: INTERIOR DA CABINE DO CMP C60L

                               FONTE: http://www.mapleleafup.org/vehicles/softskin/c60l_11.html

VEJA O CMP C60L FUNCIONANDO:



E SEU IRMÃO MAIS FAMOSO, 0 MODELO C15:



VEJA MAIS:

O JIPÃO (3)


IMAGEM: CAMINHÃO CMP MODELO C60L


CARACTERÍSTICAS DO "JIPÃO" E JUSTIFICATIVAS:

  • ALÉM DA TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, POSSUÍA VOLANTE NO LADO DIREITO, O QUE OBRIGAVA O MOTORISTA A TROCAR AS MARCHAS COM A MÃO ESQUERDA.
JUSTIFICATIVA: COMO ERA PARA SER USADO PELO EXÉRCITO BRITÂNICO E COMO NA INGLATERRA A MÃO DE TRÂNSITO É PELO LADO ESQUERDO, O VOLANTE TINHA QUE FICAR NO LADO DIREITO DO VEÍCULO POIS OS  MOTORISTAS BRITÂNICOS  ESTAVAM ACOSTUMADOS COM ESSA MÃO.

  • POSSUÍA O PÁRABRISAS INCLINADO PARA DENTRO DA CABINE.
JUSTIFICATIVA: O PARABRISAS INCLINADO   EVITAVA QUE REFLETISSE OS RAIOS SOLARES E ASSIM DIFICULTAVA A  LOCALIZAÇÃO PELOS AVIÕES INIMIGOS.
  •   O SINAL DE  BURACO NO TETO NO LADO ESQUERDO DA CABINE QUE HAVIA SIDO FECHADO.
JUSTIFICATIVA: ERA O LOCAL ONDE UM SOLDADO, DENTRO DA CABINE, FAZIA A OBSERVAÇÃO  DO CAMINHO.
  • OUTRA CARACTERÍSTICA ERA O PEQUENO "BICO" DA CABINE QUANDO COMPARADO COM OUTROS MODELOS DA ÉPOCA.
JUSTIFICATIVA: ERA PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DOS BRITÂNICOS QUE QUERIAM UM MODELO DE CAMINHÃO COMPACTO E QUE FOSSE FACILMENTE TRANSPORTÁVEL POR BARCO.

OUTRA CARACTERÍSTICA DO CMP  ERA UMA CABINE BEM ACANHADA PARA ACOMODAR OS GRANDES MOTORES NORTE AMERICANOS.


                                     IMAGEM: INTERIOR DA CABINE DO CMP

FONTE: http://www.cmhslivinghistory.com/images/museum/cmhs_cmp_c15_(4).jpg
.


O "JIPÃO" (2)

VAMOS À HISTÓRIA:

O "JIPÃO" NADA MAIS ERA DO QUE UM DOS  MODELOS CMP,  FABRICADOS PELA CHEVROLET DO CANADÁ (GENERAL MOTORS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE) E, PROVAVELMENTE, ERA O MODELO CHEVROLET C60L.

                                 IMAGEM: CAMINHÃO CMP CHEVROLET MODELO C60 L

                           FONTE: http://www.mapleleafup.org/vehicles/softskin/c60l_1.html

O CMP  ERA UM CAMINHÃO MILITAR  ENCOMENDADO PARA SER USADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

A SIGLA CMP VEM DE CANADIAN MILITARY PATTERN (PADRÃO MILITAR CANADENSE) E ESTES CAMINHÕES FORAM FABRICADOS COM ESPECIFICAÇÕES  PRÓPRIAS EXIGIDAS PELO  EXÉRCITO BRITÂNICO.


OS CAMINHÕES CMP TAMBÉM FORAM ENVIADOS PARA A UNIÃO SOVIÉTICA DURANTE A INVASÃO NAZISTA DA RÚSSIA COMO PARTE DA COLABORAÇÃO DO CANADÁ COM OS ALIADOS.

AINDA DURANTE A II GUERRA MUNDIAL OS MODELOS CMP PARTICIPARAM  DA CAMPANHA DO NORTE DA ÁFRICA, DA INVASÃO ALIADA DA SICÍLIA, DA CAMPANHA ITALIANA, DO FRONT RUSSO, DA CAMPANHA DE BURMA, DA CAMPANHA NAS FILIPINAS (1941-1942), DA LIBERAÇÃO DO NOROESTE DA EUROPA E DA INVASÃO OCIDENTAL ALIADA DA ALEMANHA. 

IMAGEM: CAMINHÃO CMP MODELO  C15




sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O "JIPÃO"

A HISTÓRIA DO “JIPÃO”:

EM MEADOS DA DÉCADA DE 1950, A MINERASIL ADQUIRE UM CAMINHÃO QUE,  POR TER TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, LOGO É APELIDADO DE “JIPÃO”.

ALÉM DA TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, POSSUÍA VOLANTE NO LADO DIREITO, O QUE OBRIGAVA O MOTORISTA A TROCAR AS MARCHAS COM A MÃO ESQUERDA,  O PARABRISAS ERA INCLINADO EM DIREÇÃO AO INTERIOR DA CABINE E AINDA SE PODIA OBSERVAR QUE TIVERA UM BURACO NO TETO NO LADO ESQUERDO DA CABINE  QUE AGORA ESTAVA DEVIDAMENTE LACRADO.
DE ONDE VEIO O “JIPÃO”?

POR QUE POSSUÍA ESTAS CARACTERÍSTICAS TÃO DIFERENTES?


QUEM FOI SEU FABRICANTE?





IMAGEM: "JIPÃO" EM REFLORESTAMENTO DE EUCALIPTO, EM SANTANA.
        DATA: INÍCIO DA DÉCADA DE 1960.

DA ESQ. PARA A DIREITA:  CAETANO E ANGELO ZUCHINALLI, MARCOS MARIOT E AO VOLANTE, BERNARDO MENDES.

VEJAM A SEMELHANÇA:


NAS PRÓXIMAS POSTAGENS, ACOMPANHE A HISTÓRIA DA ORIGEM DO "JIPÃO".









quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O LAZER (14)

20 DE JULHO DE 1969: OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE COLOCAM  O HOMEM  NA LUA E A TV MOSTRA TUDO.

                                        IMAGEM: TRIPULAÇÃO DA APOLO XI
                                        FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11

DA ESQ. PARA A DIREITA: NEIL ARMSTRONG (PRIMEIRO HOMEM A PISAR NA LUA), MICHAEL COLLINS E EDWIN ALDRIN (SEGUNDO HOMEM A PISAR NA LUA).

VEJA A IMPRESSIONANTE PARTIDA DA MISSÃO APOLO XI:



E A CHEGADA NA LUA:



O ASSUNTO FOI MUITO COMENTADO EM SANTANA.

ATÉ HOJE, TEM PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM QUE O HOMEM CHEGOU NA LUA...

UMA CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA QUE O TRANSPORTADOR QUE LEVOU O SATURNO V  ATÉ À RAMPA DE LANÇAMENTO FOI FABRICADO PELA MESMA EMPRESA QUE FABRICOU A ESCAVADEIRA MARION QUE TRABALHOU NA REGIÃO DE SANTANA NA EXPLORAÇÃO DE CARVÃO?

SATURNO V FOI O FOGUETE  QUE LANÇOU  A MISSÃO  APOLO XI EM DIREÇÃO À LUA.


IMAGEM: TRANSPORTADOR DO FOGUETE SATURNO V


IMAGEM: TRANSPORTE DO FOGUETE ARES I-X

O LAZER (12)




A TV PIONEIRA NO BRASIL FOI A TUPI DE SÃO PAULO, FUNDADA POR ASSIS CHATEAUBRIAND EM 18 DE SETEMBRO DE 1950 E QUE TINHA COMO SÍMBOLO, O INDIOZINHO CURUMIM (ACIMA).
VEJA INAUGURAÇÃO TV TUPI:



VEJA INDIOZINHO CURUMIM, SÍMBOLO DA TV TUPI:




A TELEVISÃO CHEGA EM SANTANA EM MEADOS DA DÉCADA DE 1960.

OS PRIMEIROS APARELHOS DE TV ERAM VENDIDOS POR ANÁPIO DOS SANTOS QUE REPRESENTAVA A LOJA DE GERMANO KUERTEN DE TUBARÃO.
AS PRIMEIRAS MARCAS COMERCIALIZADAS DE TV ERAM DA PHILIPS.
O PRIMEIRO CANAL A SER SINTONIZADO EM SANTANA FOI A  PIRATINI, DE PORTO ALEGRE, FILIADA DA REDE TUPI QUE FOI A PIONEIRA NO BRASIL.

ERA MUITO COMUM OS DONOS DOS PRIMEIROS E POUCOS APARELHOS CONVIDAREM CONHECIDOS PARA ASSISTIREM TV NA SUA CASA.

TAMBÉM ERA COMUM OS APARELHOS DE TV SEREM COLOCADOS NUM LOCAL ONDE  AS PESSOAS, CONHECIDAS OU NÃO,  ASSISTISSEM OS PROGRAMAS DA RUA.



SAIBA MAIS SOBRE A TV PIRATINI, PIONEIRA NO RIO GRANDE DO SUL:



VEJA VÍDEO EM HOMENAGEM À TV PIRATINI:




ALGUNS PROGRAMAS QUE MARCARAM ÉPOCA:

1)TELE CATCH (LUTA LIVRE). 

O GRANDE ÍDOLO DO TELE CATCH (LUTA LIVRE) ERA TED BOY MARINO QUE ENFRENTAVA  AQUILES, VERDUGO, RASPUTIM, BARBA NEGRA, EL CHASQUES E O MÚMIA.
IMAGEM: TED BOY MARINO




                   
VEJA TED BOY MARINO:






VEJA A BIOGRAFIA DE TED BOY MARINO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ted_Boy_Marino














O LAZER (13)

OUTROS PROGRAMAS QUE MARCARAM ÉPOCA:

2) BONANZA.




                                         FONTE: http://www.deltafilmes.no.sapo.pt



3) A FAMÍLIA TRAPO.




                               FONTE: http://www.minhainfancia.com.br/familia_trapo.htm



4)JIM DAS SELVAS.




FONTE: http://revistatvseries.blogspot.com/2008/06/filme-do-jim-das-selvas-com-weissmuller.html


5)RIN TIN TIN.








                      FONTE: http://santa-nostalgia.blogspot.com/2008/04/daniel-boone.html


7)O TÚNEL DO TEMPO.
 





                            FONTE: http://retrotv.uol.com.br/artigos/moscato/tunel.html





8) PERDIDOS NO ESPAÇO.


FONTE: http://bifecomfritas.blogspot.com/2009/01/da-srie-verdadeira-histria-do-mundo_19.html






9)PROGRAMA FLAVIO CAVALCANTI.

QUEM NÃO LEMBRA DOS PROGRAMAS: Um instante, maestro!;A grande chance e o Programa Flávio Cavalcanti?



                     FONTE: http://jd.netto.zip.net/arch2007-03-16_2007-03-31.html


ALGUNS COMERCIAIS ANTIGOS:


1)CASAS PERNAMBUCANAS.





2) COBERTORES PARAHYBA

 

O LAZER (11)

OUTRO PASSAEMPO  ERA A VISITA AOS PARENTES OU AMIGOS.

ENTRE OS MAIS VELHOS ERA UMA MANEIRA DE COLOCAR AS CONVERSAS EM DIA.

ENTRE OS RAPAZES E MENINOS ERA COMUM A VISITA AOS DOMINGOS PARA JOGAR FUTEBOL.

                              IMAGEM: LUCIANO ALBINO, ELENICE MARIOT E FILHOS.

                       LOCAL: RESIDÊNCIA DE MARCOS MARIOT E BRÍGIDA DE BONA SARTOR.

                     EM PÉ: LUCIANO

                   EMBAIXO: EDERALDO, ELENICE (COM EVANDRO NO COLO) E  EDIVALDO. 



IMAGEM: HENRIQUE MARIOT, NILTON DE BONA SARTOR, HERMENEGILDO MARIOT E (AGACHADO) ELOI MARIOT.



terça-feira, 19 de outubro de 2010

O LAZER (9)

ESCUTAR A RÁDIO DIFUSORA DE URUSSANGA ERA OUTRO PASSATEMPO.

A RÁDIO DIFUSORA, ATUAL RÁDIO FUNDAÇÃO MARCONI, TINHA E TEM AINDA UM PROGRAMA DE GRANDE SUCESSO: A ANDORINHA MENSAGEIRA.

O PROGRAMA ANDORINHA MENSAGEIRA FOI APRESENTADO POR LONGOS ANOS PELO PADRE AGENOR NEVES MARQUES QUE, ALÉM DE  DAR CONSELHOS, DISTRIBUÍA BENÇÃOS E ORIENTAVA OS OUVINTES NOS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DA RÁDIO FUNDAÇÃO MARCONI, "A ANDORINHA MENSAGEIRA" FOI O PRIMEIRO PROGRAMA DA EMISSORA.

UM BREVE APANHADO DA HISTÓRIA DA EMISSORA:

"Com a benção de seus microfones, e discursos no idioma italiano, alemão, polonês e portugues, há mais de 58 anos entrava no ar a Rádio Difusora de Urussanga ZYT-22, hoje Rádio Marconi.

Fundada em 1951 pelo Monsenhor Agenor Neves Marques, a mesma foi instalada e inaugurada em 1952, sob a orientação do Engenheiro Sidney Morato da STP de São Paulo. O primeiro cast da emissora foi formado por Agilmar Machado, Evaldo e Zenaide Luciano, Maria Damiani Batista, Ida Bez Batti, Olindina Bettiol e Marcolino Trombin.

Em seus 58 anos de existência, a emissora colocou no ar programas que atravessaram décadas, como: "Ranchinho de Palha", "Cidade e Campo", "Entardecer Alegre", Amanhecer Alegre", além de programas de auditório e transmissões de cunho religioso. O programa "Andorinha Mensageira", possivelmente o programa mais antigo do Rádio Catarinense, ainda no ar. "

FONTE: http://www.radiomarconi.net/sobre_nos.php

OUÇA AO VIVO:  http://www.radiomarconi.net/ao_vivo.php

OUTRO PROGRAMA  SEMPRE PRESENTE FOI A "VOZ DO BRASIL".

SAIBA MAIS SOBRE A VOZ DO BRASIL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz_do_Brasil



OUTRA RÁDIO PRESENTE  NOS LARES DE SANTANA: CRUZ DE MALTA DE LAURO MÜLLER.

SOBRE A RÁDIO CRUZ DE MALTA:

"A Rádio Cruz de Malta nasceu em março de 1946, quando Aldo Speck, juntamente com seu irmão Adalberto e com os amigos, Abady de Souza, Dr. Cotrin e Benjamim Barreto resolveram instalar uma estação de rádio. Funcionou com seu alto falante instalado sobre um poste de madeira, hoje localizado na Praça Henrique Lage.

Operou clandestinamente com o nome de Rádio Clube Lauro Muller, por 3 anos. O primeiro estúdio foi instalado em uma casinha de 3 x 4 metros quadrados, local onde atualmente funciona a agencia do INSS e o SUS.

A Cruz de Malta é uma das emissoras de rádio mais antigas de Santa Catarina, e pela sua maneira responsável de atuar, ganhou credibilidade e é referencia na região. Mantém uma programação popular e informativa, transmitida em AM (830 Khz) e via internet, serviço lançado no inicio de 2005, sendo uma das primeiras rádios do Estados a ser ouvida em todo o planeta através da rede de computadores.

A rádio Cruz de Malta se orgulha do seu nome forte e tradicional, conquistado ao longo dos seus mais de 60 anos de existência e reassume o compromisso de buscar sempre o aprimoramento da sua programação oferecendo entretenimento e Informação com Responsabilidade."

 OUÇA AO VIVO http://www.radiocruzdemalta.com.br/radio/

MAIS TARDE SURGIRIA A TELEVISÃO QUE OCUPARIA UM GRANDE ESPAÇO NO LAZER DA REGIÃO.

MAS, ISTO É ASSUNTO PARA MAIS TARDE.