quinta-feira, 7 de abril de 2011

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O CARVÃO

DURANTE  A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AS DIFICULDADES PARA IMPORTAR CARVÃO MINERAL AUMENTARAM.

ESTA DIFICULDADE DE IMPORTAÇÀO INCREMENTOU A EXPLORAÇÃO DO CARVÃO NACIONAL E HOUVE UM AUMENTO NA PRODUÇÃO  DESTE MINÉRIO.

COMO PARTE DO ACORDO PARA BRASIL ENTRAR NA GUERRA AO LADO DOS ALIADOS, OS ESTADOS UNIDOS TRANSFERIRAM A TECNOLOGIA PARA QUE O GOVERNO BRASILEIRO INSTALASSE A COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL EM VOLTA REDONDA, RIO DE JANEIRO.


"A Companhia Siderúrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, e após mais de seis décadas de atividade, continua a fazer história."


FONTE:
 http://www.csn.com.br/portal/page_pageid=456,170479&_dad=portal&_schema=PORTAL


"A CSN durante o Estado Novo (Brasil) por decreto do presidente Getúlio Vargas, após um acordo diplomático, denominado Acordos de Washington, feito entre os governos brasileiro e estadunidense, que previa a construção de uma usina siderúrgica que pudesse fornecer aço para os aliados durante a Segunda Guerra Mundial e, na paz, ajudasse no desenvolvimento do Brasil. Começou efetivamente a operar no ano de 1946, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o qual não convidou o idealizador do projeto para a inauguração, o então presidente Getúlio Vargas."


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Sider%C3%BArgica_Nacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário