sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS CAPELAS - RIO MAIOR (2)

A ORIGEM DA DEVOÇÃO A SÃO GERVÁSIO E SÃO PROTÁSIO:

" Gervásio e Protásio seriam filhos gêmeos de mártires. O pai deles São Vitálio de Milão, um homem de dignidade consular, teria sofrido o martírio em Ravena, possivelmente sob o imperador romano Nero. A mãe, Santa Valéria, morreu por sua fé em Mediolanum. Gervásio e Protásio foram então aprisionados e, presos, receberam a visita de São Nazário.

Acredita-se que os gêmeos foram flagelados e decapitados sob o comando de Anubinus (ou Astasius) e enquanto Caius era o bispo de Milão. Alguns autores atribuem o martírio à uma data sob o imperador Diocleciano. A principal crítica a esta data é que não é possível explicar como, se a data for esta, que o local do sepultamento e mesmo os nomes dos envolvidos tenham sido esquecidos no tempo de Santo Ambrósio, como ele afirma."

" Santo Ambrósio, em 386 dC, fez construir uma magnífica basílica em Mediolanum, hoje chamada de Basílica de Sant'Ambrogio. O povo pediu que ele a consagrasse da mesma forma solene que era realizada em Roma, o que ele prometeu fazer se ele conseguisse obter as necessárias relíquias. Em um sonho, lhe foi mostrado o lugar onde elas poderia ser encontradas. Ele ordenou que a região, fora da cidade, fosse escavada, no cemitério da igreja de São Nabor e São Félix, que então então eram os santos padroeiros de Mediolanum. Lá, foram encontrados as relíquias de Gervásio e Protásio."

" Imediatamente após a descoberta das relíquias por Santo Ambrósio, o culto dos irmãos mártires se espalhou pela Itália e diversas igrejas lhes foram dedicadas em Pávia, Nola e outros lugares."

Ficheiro:Gervaseandprotase.jpg
IMAGEM: O MARTÍRIO DE SÃO GERVÁSIO E PROTÁSIO

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerv%C3%A1sio_e_Prot%C3%A1sio




PRÓXIMA À CAPELA DE SÃO GERVÁSIO E SÃO PROTÁSIO ESTÁ LOCALIZADA A LANCHONETE CHAMINÉ DA FAMÍLIA BOCARDO.

A ORIGEM DO NOME DESTA LANCHONETE ESTÁ NA CHAMINÉ QUE FAZIA PARTE DO ALAMBIQUE CONSTRUÍDO POR PEDRO BOCARDO.

IMAGEM: CHAMINÉ DO ANTIGO ALAMBIQUE DE PEDRO BOCARDO






Nenhum comentário:

Postar um comentário