sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

AS CAPELAS - RIO MAIOR

A CAPELA DE SÃO GERVÁSIO E  PROTÁSIO,  CONSTRUÍDA EM 1912,  ESTÁ LOCALIZADA ÀS MARGENS DA RODOVIA SC-446.

CONSTRUÍDA EM PEDRA, É OBRA DOS IMIGRANTES CASSANOS QUE SE ESTABELECERAM NESTA LOCALIDADE QUANDO DO INÍCIO DA COLONIZAÇÃO DE URUSSANGA.

OS CASSANOS  ERAM ORIUNDOS       DE ERTO-CASSO, PROVÍNCIA DE PORDENONE, ITÁLIA.

A HISTÓRIA DA CAPELA:

" Os imigrantes que aportaram na localidade de Rio Maior eram provenientes de Erto-Casso, província de Pordenone. Exímios pedreiros, fizeram belas obras em Urussanga, e deixaram um legado de trabalho e garra aos seus descendentes. Cortando as pedras a machadadas, ergueram grandes edificações que são estudadas e visitadas por vários curiosos e turistas. Não é à toa que a comunidade é conhecida por suas belezas não só naturais, mas também materiais deixadas pelos colonos italianos.

Uma delas é a Igreja São Gervásio e Protásio, localizada às margens da SC 446. A matéria prima principal do seu feitio é a pedra rebolo, encontrada facilmente nas proximidades da capela. Ela foi erguida pelos primeiros imigrantes que colonizaram a localidade. Passados mais de 30 anos da chegada ao Brasil e tendo casado praticamente todos os filhos, cumpriram a promessa que tinham feito quando aportaram nas novas terras: fazer um templo de pedra em honra aos dois santos, como a de Erto Casso, na Itália.

Conforme o senhor Antonio De Lorenzi Cancellier, 89 anos, a obra foi iniciada no ano de 1909 e cerca de 40 pessoas ajudaram na edificação. “Enquanto alguns cortavam as pedras, outros construíam. Um ajudava o outro, diariamente, até que em 1912 ela ficou completamente pronta”, explica ele, que é neto de um dos imigrantes que ajudaram na edificação do prédio. O homem fala, ainda, que havia ali uma capelinha de madeira, e que as pedras do novo tempo foram sendo colocadas ao redor, construindo aos poucos a atual igreja.

Os pequenos detalhes do templo foram devidamente pensados. No chão, ladrilhos hidráulicos de cimento pintado foram utilizados e continuam até hoje. Já os bancos e as portas, construídos de cedro, ainda estão intactos no local. “Os pedregulhos utilizados na parte interna e externa foram rebocadas com areia e cal. E embaixo da terra, para dar uma base bastante forte à igreja, existem mais seis camadas de pedra”, explica Antônio."

" Por volta de 1940 uma nova torre foi construída. Ela foi feita em substituição à antiga, que era de madeira. Utilizando tijolos e cimento, foi edificada aos poucos, e quando pronta recebeu o sino que hoje tem mais de 130 anos. Ele é feito de cobre, zinco e estanho, e já faz parte da vida de toda a comunidade. “Quando uma tempestade está se aproximando, nós tocamos o sino e a chuva se espalha. Às vezes parece que o mundo está caindo no centro da cidade, mas aqui nada acontece” lembra o homem."

FONTE: http://www.jvanguarda.com.br/2009/10/15/igreja-de-sao-gervasio-e-protasio/




IMAGENS: VISTAS FRONTAL E LATERAL DA CAPELA DE RIO MAIOR


IMAGEM: TORRE DA CAPELA DE RIO MAIOR






Nenhum comentário:

Postar um comentário