sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

JOÃO GABRIEL MACARI (5)

JOÃO GABRIEL MACARI ERA VEGETARIANO.

SEGUNDO DEPOIMENTO DE RIVALDO ANTONIO MACARI, SEU FILHO DO SEGUNDO CASAMENTO, SEU PAI CONVERTEU-SE AO VEGETARIANISMO QUANDO AINDA ESTAVA NO LÍBANO, NA CIDADE DE TRÍPOLI, ANTIGA OEA,  QUANDO FOI ACOMETIDO DE FORTES DORES DE CABEÇA.

PARA SE VER LIVRE DAS DORES DE CABEÇA FEZ UM TRATAMENTO COM UM HINDU  E COMO MUITOS  HINDUS SAO  VEGETARIANOS, POR INFLUÊNCIA DESTE,   RESOLVEU ABOLIR A CARNE DO SEU CARDÁPIO.

EM NOTÍCIA PUBLICADA POR ENGEPLUS TELECOM (JORNAL ON LINE) DE 26/09/2010, E NÃO CONFIRMADA POR RIVALDO MACARI, JOÃO GABRIEL MACARI FEZ VIR DA HOLANDA AGRICULTORES ENCARREGADOS DE CULTIVAR ALIMENTOS ESPECIAIS PARA A SUA DIETA.

ALGUMAS PARTES DA NOTÍCIA:

"Poucos são os cidadãos de Urussanga que, nos tempos atuais, sabem que uma pequena colônia holandesa desenvolveu-se no município entre os anos 40 e 50. Quem confirma a história é o urussanguense Sílvio Búrigo, médico urologista há mais de 40 anos em Criciúma.

"Foram duas famílias da Holanda, trazidas para Urussanga com o objetivo de plantar". A iniciativa de traze-los foi do minerador João Maccari, então proprietário da Carbonífera Urussanga.

"Ele era vegetariano, não comia carne. Então os holandeses vieram produzir os alimentos para ele comer". Búrigo viveu a história, pois morava muito próximo dos imigrantes. Criança à época, o hoje médico residiu na propriedade do minerador junto com seu pai, que era advogado da carbonífera. "Lembro que eu brincava e conversava com os filhos dos holandeses".

Em meados da década de 1950, aposentado, Maccari levou os estrangeiros para a região de Florianópolis. Lá, continuaram o trabalho na terra. Acabava, assim, a breve presença presença holandesa no sul."

OBS.: SE PODE OBSERVAR ALGUNS EQUÍVOCOS DA NOTÍCIA:
  1. JOÃO GABRIEL MACARI NÃO ERA PROPRIETÁRIO DA CARBONÍFERA URUSSANGA E SIM PROCURADOR DA MINERASIL QUE SÓ SERIA ADQUIRIDA PELA COMPANHIA CARBONÍFERA URUSSANGA  EM 1967;
  2. OUTRO EQUÍVOCO QUANDO FALA DA SUA APOSENTADORIA NA DÉCADA DE 1950 POIS  EM 1967 ELE AINDA ERA O PROCURADOR DA MINERAÇÃO GERAL DO BRASIL.
POSTERIORMENTE, FAREMOS NOVAS INVESTIGAÇÕES SOBRE O DESTINO DESTES HOLANDESES NA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário