A COMUNICAÇÃO VIA TERRESTRE ENTRE O LITORAL E O PLANALTO SERRANO SEMPRE FOI UM GRANDE DESAFIO POR CAUSA DA SERRA GERAL.
A SERRA GERAL TEM ORIGEM NO PARAGUAI, ATRAVESSA O ESTADO DO PARANÁ, DIVIDE O ESTADO DE SANTA CATARINA, SE ESTENDE PELO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E SEGUE ATÉ O URUGUAI E ARGENTINA.
ANTIGAMENTE, A SERRA GERAL ERA CONHECIDA COMO SERRA DE SANTA MARIA.
O PRIMEIRO CAMINHO ABERTO EM 1728: ESTRADA DOS CONVENTOS QUE LIGAVA A BARRA DO RIO ARARANGUÁ, ATUALMENTE ESTADO DE SANTA CATARINA, A SOROCABA, IMPORTANTE CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE GADO BOVINO, NO ATUAL ESTADO DE SÃO PAULO.
LAGUNA, SENTINDO-SE ULTRAPASSADA, ABRE A SEGUNDA ESTRADA QUE FOI A SERRA DO ORATÓRIO EM 1771.
VIROU COSTUME DENOMINAR DE SERRA OS CAMINHOS ABERTOS PARA ALCANÇAR, POR VIA TERRESTRE, O PLANALTO SERRANO E O RESTANTE DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
ESTES FORAM OS CAMINHOS ABERTOS E QUE RECEBERAM A DENOMINAÇÃO DE SERRA: SERRA DO IMARUÍ, SERRA DE VENEZA OU SÃO BENTO, SERRA DO CAMPO DOS PADRES, SERRA DE SANTA BÁRBARA, SERRA DO PIÃO, SERRA VELHA, SERRA DO DOZE (RIO DO RASTRO), SERRA DA ROCINHA, SERRA DO PINTO, SERRA DO EMBÚ, SERRA DO CORVO BRANCO E SERRA DA PRAIA GRANDE.
IMAGEM: VISTA DA SERRA GERAL COM A LOCALIDADES DE BARRO BRANCO EM PRIMEIRO PLANO E COM CAPELA DE NOVO HORIZONTE (ROCINHA) EM SEGUNDO PLANO
DATA: MAIO DE 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário