quarta-feira, 31 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

JOSÉ DE BONA SARTOR (BEPI) E JOANETA BEZ FONTANA DE BONA SARTOR COMPLETAM HOJE, 29 DE JULHO,  69 ANOS DE CASADOS.

IMAGEM: CASAMENTO DE JOSÉ DE BONA SARTOR E JOANETA BEZ FONTANA
DATA: 29 DE JULHO DE 1944

IMAGEM: BEPI E JOANETA COM A FILHA SALETE

IMAGEM: BEPI E JOANETA COM AS FILHAS SALETE E MÉROPE


sexta-feira, 12 de julho de 2013

A EPOPEIA MARÍTIMA (8)

VEJA IMAGEM DE SUA EXCELENTÍSSIMA REVERENDÍSSIMA, MONSENHOR  BISPO DE CURITIBA, DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS,  EM VISITA PASTORAL A URUSSANGA NA COMPANHIA DE MISSIONÁRIOS ITALIANOS.


FONTE: "COLONI E MISSIONARI ITALIANI NELLE FORESTE DEL BRASILE"
AUTOR: PADRE  LUIGI MARZANO

OUÇA OUTRA VERSÃO  DA MÚSICA SÍRIO:






A EPOPEIA MARÍTIMA (7)

NO NAUFRÁGIO DO SÍRIO, PERECEU DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS, BISPO DE SÃO PAULO QUE, SEGUNDO CONTA A HISTÓRIA, ABENÇOOU INÚMEROS PASSAGEIROS ANTES DESTES SE ATIRAREM AO MAR.

IMAGEM: O NAUFRÁGIO DO SÍRIO, PINTURA DE BENEDITO CALIXTO
ANO: 1907

DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS TINHA 48 ANOS DE IDADE E FOI CONSIDERADO UM DOS DESAPARECIDOS DO NAUFRÁGIO.


LEMBRANDO QUE DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS, QUANDO BISPO DE CURITIBA, FORA RESPONSÁVEL PELOS CONTATOS COM O ARCEBISPADO DE TURIM PARA QUE OS MISSIONÁRIOS TURINESES VIESSEM EXERCER SUAS ATIVIDADES JUNTO AOS IMIGRANTES ITALIANOS EM SANTA CATARINA.

DENTRE ESTES MISSIONÁRIOS TURINESES ESTAVA PADRE LUIGI MARZANO QUE EXERCEU INTENSO TRABALHO EM URUSSANGA.

IMAGEM: DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS QUANDO BISPO DE CURITIBA
FONTE: "COLONI E MISSIONARI ITALIANI NELLE FORESTE DEL BRASILE"
AUTOR: PADRE LUIGI MARZANO



quinta-feira, 11 de julho de 2013

A EPOPEIA MARÍTIMA (6)

MARCOU FORTEMENTE A COLÔNIA ITALIANA NO BRASIL O NAUFRÁGIO DO NAVIO SÍRIO QUE JÁ FIZERA INÚMERAS VIAGENS PARA TRAZER IMIGRANTES AO BRASIL.

VEJA REGISTRO DA CHEGADA DO  SÍRIO AO RIO DE JANEIRO:





O SÍRIO NAUFRAGOU NAS COSTAS DA ESPANHA NO DIA 04 DE AGOSTO DE 1906, CAUSANDO CENTENAS DE MORTOS E DESAPARECIDOS.

[...] ... navio Sirio que, em 1906, dois dias após ter partido do Porto de Gênova para o Brasil, naufragou com 1.700 passageiros e 127 tripulantes a bordo, entre eles cerca de 700 imigrantes italianos, dos quais 300 morreram no ato e 200 foram dados como desaparecidos para sempre.

[...] Em 4 de agosto de 1906, um navio de passageiros, o Sírio naufragou nas costas da Espanha, próximo às Ilhas Formiga, junto ao Cabo Palos, em viagem regular na linha de Gênova (de onde saíra dois dias antes) para o Brasil e países da Bacia do Prata. Eram 16 horas, e o capitão José Piconne (de 68 anos e 46 de experiência na profissão) estava descansando, ficando o comando da embarcação sob a responsabilidade do terceiro oficial, quando se ouviu um ruído ensurdecedor e um grande impacto fez o navio inteiro sacudir. O comandante, além de não controlar o pânico resultante, foi um dos primeiros a abandonar o navio.

Construído em 1883 em Glasgow, na Escócia, o Sírio era um moderno transatlântico na época, com 129 metros de comprimento e 4.141 toneladas, com motor de 5.323 cavalos-vapor, tendo feito sua primeira viagem em 15/6/1883. A embarcação transportava cerca de 1.700 passageiros (embora só pudesse levar 1.300, e 127 tripulantes), entre eles cerca de 700 imigrantes italianos, dos quais 300 morreram no ato e 200 ficaram desaparecidos. Os que conseguiram se salvar, perdendo todos os seus pertences, foram abrigados pelas populações do Cabo Palos, de Cartagena e de Alicante.
A embarcação espanhola Jovem Miguel recolheu cerca de 300 náufragos, mas foi obrigada a se afastar, deixando ainda centenas de pessoas no mar, já que a explosão das caldeiras do Sírio e seu rápido afundamento colocaram essa embarcação em perigo. Já o navio francês Marie Louise, mais distante, ao chegar ao local da tragédia só encontrou destroços.

O comandante do Sírio foi preso em Cartagena, como culpado pelo sinistro, pois costumava aumentar seus rendimentos embarcando clandestinos no litoral espanhol e teria para isso se aproximado demais dos arrecifes. Além disso, como havia uma espécie de competição entre os navios quando à rapidez nas viagens, o Sírio viajava em velocidade elevada (17 nós, ou 31,5 km/h), incompatível com o local (o Bajo de Fuera, que se transformaria num cemitério de embarcações) e mais perto da costa do que deveria. O naufrágio foi presenciado por outros navios mercantes, por ser região de intenso tráfego marítimo.

Entre os passageiros, estavam também inúmeras autoridades religiosas que voltavam de Roma. Assim, morreu nessa tragédia o monsenhor José Camargo de Barros, bispo de São Paulo, com 48 anos de idade, além do prior da Ordem dos Beneditinos de Londres, oito missionários que vinham para o Brasil, salvando-se entretanto o arcebispo do Pará, Homem de Melo.

Testemunhas afirmam que dom José Camargo de Barros morreu devido à agressão de um tripulante que lhe tirou o salva-vidas, quando ele abençoava aqueles que iam se atirando nas águas. Também morreu o cônsul da Áustria no Rio de Janeiro, Leopoldo Poltzer.

FONTE: http://www.insieme.com.br/portal/conteudo.php?sid=193&cid=2272&parent=0



VEJA E OUÇA MÚSICA SOBRE O NAUFRÁGIO DO SÍRIO:


         

A EPOPEIA MARÍTIMA (5)

ANOTAÇÃO REFERENTE AOS PASSAGEIROS DO VAPOR "RIO DA PRATA" ONDE APARECE, COMO ORIGEM DE ALGUNS PASSAGEIROS, A "COMUNE DE LONGARONE".

DE LONGARONE VIERAM MUITOS IMIGRANTES QUE SE ESTABELECERAM EM URUSSANGA.

NA MESMA ANOTAÇÃO, APARECEM SOBRENOMES COMUNS EM URUSSANGA COMO DEBETTIO, DAMIAN E FONTANELLA.


IMAGEM: ANOTAÇÕES REFERENTES AO NAVIO "RIO DA PRATA"  QUE CHEGOU AO RIO DE JANEIRO EM 19 DE JUNHO DE 1882


ALGUNS IMIGRANTES, MESMO COM SOBRENOMES ITALIANOS,  DECLARAVAM COMO PAÍS DE ORIGEM A ÁUSTRIA.


IMAGEM: ANOTAÇÕES REFERENTES AO NAVIO "MALABAR" QUE CHEGOU AO RIO DE JANEIRO EM 26 DE FEVEREIRO DE 1885


A CONFUSÃO SE EXPLICA PELO FATO QUE TRENTO, LOCALIZADA NO NORTE DA ITÁLIA, REGIÃO DE ONDE VIERAM MUITOS IMIGRANTES ITALIANOS,  ATÉ 16 DE JULHO DE 1920, FEZ PARTE DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

A EPOPEIA MARÍTIMA (4)

ALGUMAS DAS ANOTAÇÕES REFERENTES AOS PASSAGEIROS QUANDO DA CHEGADA DOS  NAVIOS QUE TRAZIAM OS IMIGRANTES ITALIANOS:



IMAGEM: ANOTAÇÕES GERAIS QUANDO DA CHEGADA DO NAVIO "NORD AMERICA" EM 12 DE JUNHO DE 1878


REGISTRO DE MORTE E NASCIMENTO NA MESMA VIAGEM: 


IMAGEM: REGISTRO QUANDO DA CHEGADA DO NAVIO "SEMPIONE"  AO RIO DE JANEIRO, ORIUNDO DE GENOVA, NO DIA 05 DE NOVEMBRO DE 1883


A EPOPEIA MARÍTIMA (3)

OS IMIGRANTES ITALIANOS FORAM ATRAÍDOS AO BRASIL POR INTENSA PROPAGANDA DO GOVERNO IMPERIAL BRASILEIRO.


IMAGEM: CARTAZ DE PROPAGANDA DIRIGIDO AOS POTENCIAIS IMIGRANTES ITALIANOS

OS DIZERES DO CARTAZ:

...NA AMÉRICA

TERRAS NO BRASIL PARA OS ITALIANOS

NAVIOS DE PARTIDA TODAS AS SEMANAS DO PORTO DE GENOVA

VENHAM CONSTRUIR OS SEUS SONHOS COM A VOSSA FAMÍLIA

UM PAÍS DE OPORTUNIDADES. CLIMA TROPICAL EM ABUNDÂNCIA
RIQUEZAS MINERAIS. NO BRASIL PODEREIS TER O SEU CASTELO.
O GOVERNO DÁ TERRAS E UTENSÍLIOS A TODOS.

terça-feira, 9 de julho de 2013

A EPOPEIA MARÍTIMA (2)

OS IMIGRANTES ITALIANOS COM DESTINO AO BRASIL EMBARCAVAM NOS PORTOS ITALIANOS DE GENOVA OU NÁPOLES OU NO PORTO FRANCÊS DE MARSELHA.

VEJA AQUI A RELAÇÃO DOS NAVIOS QUE TROUXERAM OS IMIGRANTES ITALIANOS PARA O BRASIL: http://sagamioli.blogspot.com.br/2010/08/lista-de-navios-provenientes-da-italia.html

NA RELAÇÃO CONSTA O NOME DO BARCO,   O PORTO DE EMBARQUE, DATA DE CHEGADA NO RIO DE JANEIRO E TAMBÉM A RELAÇÃO DOS PASSAGEIROS.

NO RIO DE JANEIRO, OS IMIGRANTES FICAVAM HOSPEDADOS NA ILHA DAS FLORES EM ALOJAMENTOS COLETIVOS.

                                   
IMAGEM: HOSPEDARIA DA ILHA DAS FLORES
FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/antiga-hospedaria-de-imigrantes-em-ilha-de-s%C3%A3o-gon%C3%A7alo-vira-museu-a-c%C3%A9u-aberto-1.528814

AS ANOTAÇÕES REFERENTES AOS QUE DESEMBARCARAM NO PORTO DE SANTOS NÃO EXISTEM MAIS.

A EPOPEIA MARÍTIMA

BASTIMENTO, NAVE E PIROSCAFO SÃO NOMES QUE NA LÍNGUA ITALIANA DESIGNAM OS NAVIOS QUE TROUXERAM OS IMIGRANTES PARA O BRASIL. 

NA ÉPOCA, A VIAGEM MARÍTIMA ERA A ÚNICA MANEIRA  DE DESLOCAMENTO ENTRE CONTINENTES QUE FOSSEM SEPARADOS PELOS OCEANOS.

NAS PRÓXIMAS POSTAGENS, REGISTROS SOBRE O DESLOCAMENTO MARÍTIMO DOS IMIGRANTES ITALIANOS ATÉ CHEGAREM NO BRASIL.



segunda-feira, 8 de julho de 2013

OUTRO LIVRO (6)

O FIM:

"NO DIA 06 DE FEVEREIRO DE 1969, APROVEITANDO A PRESENÇA DE SUA FILHA NEYSE EM URUSSANGA, ZEFERINO  ESCREVE UMA CARTA EM ITALIANO PARA SEU GRANDE AMIGO STEFANO GIORDANI DE RIO MAGGIORE (RIO MAIOR), NA QUAL RELATA, DETALHADAMENTE, TUDO O QUE ACONTECERA NOS ÚLTIMOS ANOS. NEISE LEVARIA A CARTA PARA O CORREIO.

UM COLAPSO CARDÍACO O MATOU, POUCAS HORAS DEPOIS DE NEYSE TER DEIXADO SUA CASA. ESTA RETORNOU NO DIA SEGUINTE, E COLOCOU NO ESQUIFE A ÚLTIMA CARTA DO SEU PAI."

FONTE: "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL"
AUTOR: ARCHIMES NASPOLINI FILHO

HOJE, ZEFERINO BÚRIGO É NOME DE RUA EM URUSSANGA E COCAL DO SUL.

OUTRO LIVRO (5)

ZEFERINO BÚRIGO NASCEU EM RANCHO DOS BUGRES EM 19 DE JULHO DE 1896 E SEUS PADRINHOS FORAM LUIGI E   LUCIA SAVI.

ALGUNS TRECHOS DO DISCURSO DE ZEFERINO BÚRIGO, POR OCASIÃO DA DEMOLIÇÃO DA ANTIGA CAPELA DE SÃO LOURENÇO DE RANCHO DOS BUGRES.

"NUMA DAS ÚLTIMAS FESTAS AQUI REALIZADAS, O VOSSO VIGÁRIO ME DESIGNOU COMO REPRESENTANTE EM URUSSANGA, PARA ATENDER E AJUDAR A COMISSÃO NO QUE ME FOSSE POSSÍVEL. INCUMBÊNCIA ESSA QUE ACEITEI COM MUITA HONRA E SATISFAÇÃO, POR VÁRIOS MOTIVOS. NÃO SÓ POR EU TER NASCIDO AQUI EM RANCHO DOS BUGRES, E SER FILHO DE UM DOS SEUS FUNDADORES, POR TER MANTIDO AQUI EMBORA AFASTADO HÁ UNS 60 ANOS LAÇOS DE AMIZADE  E CONTÍNUA SAUDADE DA MINHA TERRA NATAL [...]

O ELEVADO NÚMERO DE PESSOAS E FAMÍLIAS QUE DAQUI SE MUDARAM NESSES 83 ANOS DECORRIDOS DEPOIS DA FUNDAÇÃO DESTA COLÔNIA, EMBORA MUITO POUCO CONTATO TENHAM MANTIDO AQUI, MAS TENHO CERTEZA DE QUE UNS MAIS OUTROS MENOS LEMBRARÃO DO SUAVE SOM DA VOSSA CAMPANA QUE BIMBALHAVA A NOITE TODA NA VÉSPERA DE SÃO JOÃO E NA TORRE ANTIGA AQUI NO LADO OPOSTO.

 [...]

LEMBRARÃO ALGUNS DA MINHA IDADE A CONSTRUÇÃO DESTA VETUSTA CAPELA CONSTRUÍDA EM DUAS ETAPAS  [...]

LEMBRARÃO NA MERIDIANA FEITA PELO SURDO MUDO BORTULUZZI, DOMENICO  [...]

LEMBRARÃO O CEMITÉRIO ONDE QUASE TODAS AS FAMÍLIAS AUSENTES HOJE, DEPOSITARAM NALGUMA ÉPOCA SEUS MORTOS, LEMBRARÃO OS VELHOS PROFESSORES BORTULUZZI LUIGI, SAVI LUIGI, GALVANI GIACINTHO...

 [...]

LEMBRARÃO A ANTIGA CRUZ COM TODOS OS APETRECHOS SIMBÓLICOS DA FLAGELAÇÃO FEITA POR PIETRO ROMAGNA E LUIGI SAVI MONDO  [...]

LEMBRARÃO O VELHO GRUPO DE CANTORES QUE SEGUNDO OS COSTUMES DE ORIGEM NA VELHA ITÁLIA MESMOS NOS DOMINGOS CANTAVAM OFÍCIOS AOS SEUS MORTOS E NO MÊS DE MAIO, A MAVIOSA VOZ DE MARIA TRAMONTIN,  DE MINHA SAUDOSA MÃE E DE OUTRAS QUE CANTAVAM O LODATE MARIA (DEI FIORETI DE MAGGIO), EM HOMENAGEM A N. SENHORA CUJA IMAGEM EM PROCISSÃO FOI TRAZIDA HÁ UNS 60 ANOS.


 

 [...]
A FÉ EM SÃO LOURENÇO, PADROEIRO DE SOVERZENE, PAESE ORIGINÁRIO DAS FAMÍLIAS SAVI, TRAMONTIN, BORTOLUZZI E BÚRIGO E POSSIVELMENTE OUTRAS FOI DEMONSTRADA PELOS IMIGRANTES QUE AQUI SE ESTABELECERAM  [...]

FONTE: LIVRO DO TOMBO DA PARÓQUIA DE URUSSANGA
DATA: 27 DE MARÇO DE 1967

IMAGEM: ANTIGA CAPELA DE SÃO LOURENÇO, LOCALIZADA EM RANCHO DOS BUGRES
FONTE: "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL"
AUTOR: ARCHIMES NASPOLINI FILHO






OUTRO LIVRO (4)

ZEFERINO BÚRIGO FOI CASADO COM FRANCISCA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA,   CONHECIDA COMO "DONA CHIQUINHA", NATURAL DE CAPIVARY, TUBARÃO.

CHIQUINHA FALECEU EM 18 DE NOVEMBRO DE 1960 E  EMPRESTOU SEU NOME PARA UMA DAS LOJAS MAIS TRADICIONAIS DO  CENTRO DE URUSSANGA: "LOJAS CHIQUINHA".

IMAGEM: SEPULTAMENTO DE FRANCISCA MARTINS DE OLIVEIRA (CHIQUINHA), REALIZADO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE URUSSANGA
FONTE: "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL"
AUTOR: ARCHIMES NASPOLINI FILHO

sábado, 6 de julho de 2013

OUTRO LIVRO (3)

ZEFERINO BÚRIGO, QUANDO PREFEITO DE URUSSANGA, DESLOCAVA-SE DE COCAL ATÉ À SEDE DO MUNICÍPIO PILOTANDO UMA MOTOCICLETA QUE VOLTA E MEIA DAVA PROBLEMAS MECÂNICOS.

 UM FATO INTERESSANTE SOBRE O PREFEITO ZEFERINO É NARRADO NO LIVRO DE ARCHIMEDES NASPOLINI FILHO.


"TODOS OS DIAS, ANTES DE DEIXAR COCAL PARA IR A URUSSANGA, ZEFERINO FAZIA UMA BOA LIMPEZA EM FRENTE AO ESTABELECIMENTO COMERCIAL DA FAMÍLIA. ESPECIALMENTE DEJETOS DOS ANIMAIS QUE ERAM AMARRADOS ALI DURANTE O DIA. NUMA DESTAS CHEGOU O REPRESENTANTE DA FIRMA KARL HOEPCKE QUE, AO DEPARAR A CENA, PERGUNTOU-LHE:

-O QUE É ISSO PREFEITO ZEFERINO? ADMIRADO EM VER UM PREFEITO VARRENDO.

-É MERDA! RESPONDEU O NOSSO ALCAIDE."

IMAGEM: RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA BÚRIGO EM COCAL, CONHECIDA COMO "PALAZZO BÚRIGO", CONSTRUÍDA POR FERDINANDO BÚRIGO, PAI DE ZEFERINO, ENTRE OS ANOS DE 1905 E 1907

sexta-feira, 5 de julho de 2013

OUTRO LIVRO (2)

ZEFERINO BÚRIGO FOI NOMEADO PREFEITO DE URUSSANGA PELO INTERVENTOR NEREU DE OLIVEIRA RAMOS EM 03 DE JANEIRO DE 1938.

O ATO DE NOMEAÇÃO FOI ASSINADO EM 27 DE DEZEMBRO DE 1937.

FOI SUBSTITUÍDO EM 07 DE MARÇO DE 1945 POR TORQUATO TASSO QUE FOI NOMEADO PELO INTERVENTOR LUIZ GALOTTI.



IMAGEM: NATAL DOS POBRES EM URUSSANGA COM PREFEITO ZEFERINO BÚRIGO, AO FUNDO,  SEGURANDO CRIANÇA
DATA: 26 DE DEZEMBRO DE 1945

FOI NOMEADO NOVAMENTE PREFEITO EM 07 DE MARÇO DE 1947, POR ATO DO INTERVENTOR UDO DEECK.

FOI NOVAMENTE SUBSTITUÍDO POR TORQUATO TASSO QUE FORA ELEITO EM ELEIÇÃO OCORRIDA EM 03 DE OUTUBRO DE 1947.

IMAGEM: FAMÍLIA DE ZEFERINO E CHIQUINHA BÚRIGO
DA ESQ. PARA A DIREITA: MOACIR, NEISE E VALDIRIA (ESPOSA DE MOACIR), MENINA THEREZA, NORMA, LÍRIO (ESPOSO DE NORMA), CHIQUINHA, COM TANIA AO COLO, E ZEFERINO
FONTE: "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL"
AUTOR: ARCHIMEDES NASPOLINI FILHO

OUTRO LIVRO

OUTRO LIVRO INTERESSANTE E  QUE ABORDA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA BÚRIGO QUE É ORIGINÁRIA DA COMUNE DE SOVERZENE, REGIÃO DO VÊNETO, PROVÍNCIA DE BELLUNO, NORTE DA ITÁLIA.

O LIVRO SE CHAMA "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL" E SEU AUTOR É ARCHIMEDES NASPOLINI FILHO.

IMAGEM: CAPA DO LIVRO "BÚRIGO, DE SOVERZENE PARA O MUNDO COM ESCALA EM COCAL" 

A FAMÍLIA BÚRIGO, QUANDO CHEGOU DA ITÁLIA,  ESTABELECEU-SE EM RANCHO DOS BUGRES E DEPOIS DESLOCOU-SE PARA O ENTÃO DISTRITO DE COCAL, ATUAL MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL.

A FAMÍLIA BÚRIGO TEVE DESTAQUE NA FIGURA DE ZEFERINO BÚRIGO QUE FOI PREFEITO DE URUSSANGA POR DUAS VEZES.