"Servo de Deus Padre João Batista Reus, nascido Johann Baptist Reus, (Pottenstein, Baviera, 10 de julho de 1868 — São Leopoldo, 21 de julho de 1947) foi um padrecatólico teuto-brasileiro.
Entrou na Companhia de Jesus e, ordenado sacerdote, foi mandado para o Brasil.
Durante muitos anos foi professor de teologia no Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo.
Padre Reus foi um grande místico, que recebia inúmeras visões, principalmente durante a missa.
Por causa dos frequentes êxtases durante a missa preferia celebrar em capela particular, somente com acólitos e sem assistência de outras pessoas. Posteriormente, a pedido de uma Comunidade Religiosa, aceitou celebrar a missa em capela pública, o que causava admiração de muitos pelos frequentes êxtases.
Durante sua vida escreveu diversos livros religiosos em português, espanhol, alemão e italiano. Seu Diário Espiritual e Autobiografia revelam uma alma singular e mística. O seu "Curso de Liturgia", em três edições, foi um manual excelente que, durante os anos antes da reforma da liturgia pelo Concílio Vaticano II, formou gerações de padres no amor à liturgia da Igreja.
Por causa dos milagres que lhe são conferidos, ao falecer, em 1947, Padre Reus já tinha fama de santo. O processo de beatificação começou em 1953, mas ficou parado durante décadas. Nos anos 90, os bispos gaúchos enviaram carta ao Papa João Paulo II, pedindo a beatificação do Padre Reus em processo que ainda tramita no Vaticano."
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista_Reus
IMAGENS: SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, SÃO LEOPOLDO, RS
IMAGEM: TÚMULO DO PADRE REUS, SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, SÃO LEOPOLDO, RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário