quarta-feira, 4 de maio de 2011

A SEMANA SANTA (6)

OUTRO COSTUME DURANTE A SEMANA SANTA É O DE BEIJAR OS PÉS DA IMAGEM DE CRISTO CRUCIFICADO.

NA VERDADE,  O COSTUME  DE BEIJAR OS PÉS DA IMAGEM DE CRISTO TEM ORIGEM NA TRADIÇÃO ANTIGA DE BEIJAR A CRUZ EM QUE PRESUMIVELMENTE JESUS CRISTO FOI CRUCIFICADO.

VEJA:

"Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a. Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.

Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa temos uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão, que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 d.C.)."


FONTE: http://www.paroquiasantanadelavras.com.br/artigo/entenda-o-significado-do-beijo-na-cruz-na-sexta-feira-santa

DURANTE A SEXTA-FEIRA SANTA É COSTUME NÃO BATER OS SINOS DAS IGREJAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário