terça-feira, 6 de setembro de 2011

O GALO CAPÃO

QUE TAL O GALO CAPÃO PARA SUBSTITUIR AS GALINHAS DESCARTADAS DAS GRANJAS DE POEDEIRAS E MUITO USADAS NO TRADICIONAL PRATO DE POLENTA COM GALINHA ENSOPADA?

O USO DO GALO CAPÃO, QUE RECEBE ESTE NOME POR TER SIDO SUBMETIDO À CASTRAÇÃO OU CAPAÇÃO,  PODERIA SER UM FATOR DIFERENCIADOR DESTE PRATO EM URUSSANGA.

 SABIA QUE O GALO TAMBÉM PODE SER CASTRADO (CAPADO)?

A TÉCNICA DA CASTRAÇÃO É MUITO COMUM EM MAMÍFEROS, MAS POUCO COMUM EM AVES.

VEJA A ORIGEM E OS MOTIVOS DESTA TÉCNICA:
"O galo capão é um galo castrado entre os três e os quatro meses. Essa operação, realizada tradicionalmente por criadores experientes, provoca um crescimento até três vezes superior ao dos galos "normais".

Além de maior peso, que poderá ultrapassar os sete quilogramas, os animais têm uma carne mais clara, mais tenra e de sabor diferente, dizem os criadores.

Segundo os especialistas, os capões deverão ser vendidos com cerca de oito meses.

A castração dos galos remonta ao tempo dos romanos. Uma das razões apontadas para este acto foi a publicação em 162 a.c. de uma lei que proibia o consumo de carne de galinha, com o intuito de economizar cereais em grão.

Contudo, os criadores de aves, com muita imaginação, descobriram que, castrando os frangos, eles rapidamente duplicavam de peso, diminuindo, assim, o consumo de cereais.

Outra das razões sugeridas, um misto de lenda e história, leva-nos ao cônsul romano Caio Cânio, que, tendo insónias por causa do cantar madrugador dos galos, fez aprovar no Senado romano uma lei que proibia a criação de aves.

Os apreciadores da carne branca conseguiram, sem infringir a lei, manter a existência dos bichos, capando-os, o que os tornava mais calmos. Além disso, deixavam de perturbar o sono dos residentes com o seu cantar madrugador.

A castração, por outro lado, se dava ao animal um ar "envergonhado", também o tornava mais "opulento", com a carne tenra e muito saborosa."

FONTE: http://jpsantarem.blogspot.com/2009/04/o-galo-capao.html

O GALO CAPÃO TAMBÉM ASSUME A FUNÇÃO DA GALINHA DE CUIDAR DOS PINTINHOS, LIBERANDO A MESMA PARA CONTINUAR A POSTURA E O CHOCO DE OUTROS OVOS.

VEJA UM GALO CAPÃO:

                                               File:Chapon DSC09884.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário