sábado, 25 de maio de 2013

OS BUGRES (4) - PRIMEIRAS VÍTIMAS

PADRE MARZANO CITA, NO CAPÍTULO X DO SEU LIVRO (LE PRIME VITTIME), QUAIS FORAM AS PRIMEIRAS VÍTIMAS ENTRE OS IMIGRANTES ITALIANOS E SEUS FAMILIARES, ALGUNS JÁ NASCIDOS NO BRASIL COMO A CRIANÇA DA FAMÍLIA DE BRIDA QUE FOI MORTA NA LOCALIDADE DE RIO SALTO.

VAMOS ÀS PRIMEIRAS VÍTIMAS DOS BUGRES:

EM 10 DE FEVEREIRO DE 1883, NA LOCALIDADE DE RIO DESERTO, GIOVANNI BALDASSAR (BALDESSAR) É ATINGIDO POR UMA FLECHA QUANDO ESTAVA DERRUBANDO A MATA PARA O PLANTIO. APÓS EXTRAIR A FLECHA DO PRÓPRIO CORPO, GIOVANNI FALECERIA  20 HORAS DEPOIS. FOI A PRIMEIRA VÍTIMA ITALIANA.

POUCOS DIAS APÓS O ATAQUE EM RIO DESERTO, OS BUGRES ATACAM A PROPRIEDADE DE CAETANO DE BRIDA LOCALIZADA EM RIO SALTO.

CAETANO ESTAVA AUSENTE A TRABALHAR  NA CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS. 

ESTAVAM NA PROPRIEDADE A ESPOSA DE CAETANO E SEUS TRÊS FILHOS PEQUENOS. 

APÓS OBSERVAR QUE OS BUGRES SE APROXIMAVAM E IMPOSSIBILITADA DE CARREGAR OS TRÊS FILHOS, A ESPOSA DE CAETANO COLOCOU O FILHO MENOR, QUE ESTAVA DORMINDO, DENTRO DE UM BAÚ, AGARROU AS OUTRAS DUAS CRIANÇAS E CORREU EM DIREÇÃO À CASA DE GIOVANNI BENEDET. 

ESTE, JÁ UM SENHOR DE IDADE, PEGOU UMA ARMA E CORREU EM DIREÇÃO À PROPRIEDADE INVADIDA. OS BUGRES, AO VEREM ESTE SENHOR COM OS CABELOS BRANCOS E BRADANDO GRITOS DE "CANALHAS! CANALHAS!" REFUGIARAM-SE NO BOSQUE.

GIOVANNI BENEDET VIU QUE OS BUGRES HAVIAM MASSACRADO A CRIANÇA QUE HAVIA SIDO POSTA DENTRO DO BAÚ.


IMAGEM: DESENHO MOSTRANDO CRIANÇA MASSACRADA EM RIO SALTO
AUTOR: ABEL (83)
FONTE: HISTÓRIA DE URUSSANGA
AUTOR: MONSENHOR AGENOR NEVES MARQUES

EM JUNHO DO MESMO ANO (1883), NA LOCALIDADE DE RIO AMERICANO (ATUAL RIO AMÉRICA), MORRE FLECHADO UM HOMEM DE SOBRENOME SPRICIGO.

EM 24 DE ABRIL DE 1884, NA LOCALIDADE DE RIO MAIOR, UMA FLECHA ATINGE AS COSTAS DE GIACOMO PILON QUE ESTAVA SERRANDO UM TRONCO NA COMPANHIA DE  DOIS IRMÃOS E VEM A FALECER.

EM JUNHO DE 1884, NA LOCALIDADE DE RIO CARVÃO, ANTONIO ZANELLATO, UM SENHOR JÁ DE IDADE AVANÇADA, TAMBÉM  É MORTO POR FLECHADAS VINDAS DOS BUGRES.


PADRE MARZANO ENCERRA O CAPÍTULO DO SEU LIVRO COM A FRASE: "Era la quinta vittima in poco più d'un anno!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário