quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AS "IRMÃS" (9)

UM TESTEMUNHO DE QUEM VIVENCIOU TUDO:  VEJA O DEPOIMENTO  DE IRMÃ EMANUELE SOBRE A ATUAÇÃO DAS IRMÃS BENEDITINAS  EM SANTANA.

ESTES DEPOIMENTOS FORAM TOMADOS EM ENTREVISTA CONCEDIDA POR IRMÃ EMANUELE A GIANI REBELO, EM NOVA VENEZA, SC, EM  30 DE JUNHO DE 2005.

GIANI REBELO É A AUTORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA "ENTRE O HÁBITO E O CARVÃO: PEDAGOGIAS MISSIONÁRIAS NO SUL DE SANTA CATARINA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX"  ONDE ABORDA A ATUAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO CARBONÍFERA SULCATARINENSE.

ESTA DISSERTAÇÃO FOI DEFENDIDA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, NO ANO DE 2007.


A ENTREVISTA CONCEDIDA POR IRMÃ EMANUELE A GIANI REBELO, OCORREU EM  NOVA VENEZA, SANTA CATARINA, EM  30 DE JUNHO DE 2005.

VAMOS AOS DEPOIMENTOS DE IRMÃ EMANUELE.

PRIMEIRA IMPRESSÃO DE IRMÃ EMANUELE QUANDO DA CHEGADA À SANTANA:

"NÃO TINHA NADA ALI (SANTANA)."

O MOTIVO DA VINDA PARA SANTANA:

 "SEGUNDO IRMÃ EMANUELE, ELAS FORAM CONVIDADAS A TRABALHAR EM SANTANA [TAMBÉM]  PORQUE HAVIA MUITA BRIGA, PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE HAVIA PARTIDAS DE FUTEBOL E BAILE."

E CONTINUA:

"PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE BRIGA, AS IRMÃS ADOTARAM A SEGUINTE ESTRATÉGIA: MESMO TENDO QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A MADRE DA CONGREGAÇÃO, PORQUE ERAM CONSIDERADAS ATIVIDADES PROFANAS PELA IGREJA, ELAS COMEÇARAM A PARTICIPAR DESTES MOMENTOS DE LAZER DOS OPERÁRIOS.


IAM AOS JOGOS, CANTAVAM O HINO NACIONAL E PERMANECIAM NO CAMPO DURANTE TODA A PARTIDA.

NOS BAILES, ANTES DE COMEÇAREM, REZAVAM O PAI NOSSO JUNTO COM OS PRESENTES E DESEJAVAM A TODOS UM BOM DIVERTIMENTO, PEDINDO A DEUS PARA QUE NENHUM MAL ACONTECESSE, E ASSIM TODOS PUDESEM VOLTAR PARA CASA SEM PROBLEMAS."



Nenhum comentário:

Postar um comentário