NA ÉPOCA, O TRABALHO NA MINERAÇÃO DO CARVÃO ERA UMA ÓTIMA OPÇÃO DE EMPREGO.
OS SALÁRIOS, PAGOS REGULARMENTE, ERAM UMA BOA FONTE DE RENDA QUANDO COMPARADOS COM A ATIVIDADE AGRÍCOLA, TÍPICA DA REGIÃO.
COMO TODO POVOADO COM GRANDE POTENCIAL, SANTANA TAMBÉM ATRAIU NOVOS EMPREENDIMENTOS PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DOS TRABALHADORES DA MINERAÇÃO GERAL DO BRASIL.
DINO MARIOT, DONO DE UMA EXCEPCIONAL MEMÓRIA, LEMBRAVA MUITO BEM DOS PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS DE SANTANA QUE VAMOS COMEÇAR A CITAR NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.
UMA AMOSTRA DA SUA MEMÓRIA FOI QUANDO PRESENCIOU UMA DISCUSSÃO ENTRE O PROCURADOR DA MINERAÇÃO GERAL DO BRASIL, JOÃO GABRIEL MACCARI E UM TÉCNICO ESTRANGEIRO:
"Tinha um inglês (?) junto com o Maccari (João Gabriel Maccari, procurador da MINERASIL). Era um técnico (seria um geólogo?). Desentenderam-se, só me lembro do Maccari dizendo: “go fast!”.
Falaram na língua deles... E o “inglês” subiu o barranco rapidinho e nunca mais apareceu.
OBS.: QUASE 50 ANOS DEPOIS DINO AINDA LEMBRAVA DA FRASE DITA EM INGLÊS QUE NÃO ENTENDERA, MAS QUE GUARDARA VIVA NA MEMÓRIA.
EXPLICANDO:
"GO FAST" SIGNIFICA VAI RÁPIDO OU NUMA VERSÃO MAIS COMPLETA, "SOME RÁPIDO DA MINHA FRENTE!"
IMAGEM: CASAMENTO DE DINO MARIOT E ZELINA CERON EM SANTANA.
DATA: 25 DE NOVEMBRO DE 1950.
LOCAL: RESIDÊNCIA DE DEFENDE MARIOT E ELIZA VENDRAMINI.
ASSINALADOS, DA ESQ. PARA A DIREITA: MARIA MARIOT GASTALDON, MÁXIMO GASTALDON, JOSÉ CUCKER (MOTORISTA), ELIZA, MABÍLIA E DEFENDE MARIOT, EMÍLIA DE BONA SARTOR, SÍLVIO DE BONA SARTOR, BRÍGIDA DE B.S. MARIOT, MARCOS MARIOT, DEFENDE DOMINGOS MARIOT E SIDÁRIO COM HERMENGILDO À FRENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário