NA FALTA DO ÓLEO DE OLIVA, O USO DO TOICINHO E BANHA SUÍNA PARA TEMPERAR AS SALADAS.
O TESTEMUNHO DE PADRE MARZANO:
"Ed a proposito di olive devo dire che in fatto di olio, nel Brasile, si sta malissimo. Una bottiglia di olio si vende 4 ed anche 5 mil reis (da 4 a 6 lire italiane) e non è del più fino. Quindi i poveri coloni, non avendo la possibilità di procurarsi l' olio a prezzo cosi elevato, fanno uso esclusivo di lardo e strutto che usano anche a condire l' insalata."
TRADUÇÃO:
"E a propósito da oliva devo dizer que de fato de óleo, no Brasil, se está malíssimo. Uma garrafa de óleo se vende por entre 4 e até 5 mil réis (4 a 6 liras italianas) e não é dos mais finos. Assim os pobres colonos, não havendo a possibilidade de procurar o óleo a preço tão elevado, fazem uso exclusivo do toucinho e da banha que usam também para temperar a salada."
IMAGEM: LARDO OU TOUCINHO
OUTRA ALTERNATIVA AO ÓLEO DE OLIVA: O ÓLEO DE AMENDOIM.
"Abbiamo invece l' amendoín, o nocciulo di terra, che dà un buon raccolto e da cui si potrebbe estrarre un olio eccellente."
TRADUÇÃO:
"Temos o amendoim, ou noz da terra, que dá uma boa colheita e do qual se pode extrair um excelente óleo."
IMAGEM: AMENDOINZEIRO
PADRE MARZANO SE REFERE AO AMENDOIM COMO "NOZ DA TERRA" PORQUE, DEPOIS DO FLORESCIMENTO, AS FLORES DESTA PLANTA SE CURVAM E SE ENTERRAM DANDO ORIGEM A UM FRUTO (VAGEM) HIPÓGEO OU SEJA, QUE SE FORMA DEBAIXO DO SOLO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário