domingo, 13 de março de 2011

OS SOBRENOMES (3)

MAIS ALGUNS SOBRENOMES:

GASTALDON: FORMA REDUZIDA DE GASTALDONI QUE VEM DE GASTALDO QUE É UMA VARIAÇÃO REGIONAL DE CASTALDO QUE TEM ORIGEM NO GERMÂNICO GASTALD, ADMINISTRADOR DE BENS DO SOBERANO, DAS RIQUEZAS DA CORTE, LATINIZADO EM CASTALDON. O TERMO SE DIFUNDIU COM O SENTIDO DE ADMINISTRADOR DOS BENS DO ESTADO, TESOUREIRO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA.

BEZ FONTANA:

BEZ: FORMA SETENTRIONAL APROPRIADA DE BEZZI QUE ALGUNS ESTUDIOSOS RECORREM AO VOCÁBULO BERAN, BÄR, URSO, ATRAVÉS DO DIMINUTIVO BÄTZ; UMA ANTIGA MOEDA  SUÍÇA FOI CHAMADA DE BÄTZ PORQUE TRAZIA, NUMA DAS FACES, A INCISÃO DE UM URSINHO. ESTA DENOMINAÇÃO, INTRODUZIDA NOS DOMÍNIOS DA REPÚBLICA DE VENEZA SOB A FORMA DE BEZZO, BEZZI, PASSOU A DESIGNAR A MOEDA VENEZIANA. O SOBRENOME SE REFERE A CIDADÃO RICO, DE MUITO DINHEIRO, QUE PREZA AS MOEDAS. OUTROS ESTUDIOSOS RECORREM AO NOME GERMÂNICO OPIZO, OBIZO, REDUÇÃO AFETUOSA DE ADALBERTO, OBERTO, QUE NA ITÁLIA EVOLUE PARA OBIZZO, BIZZO, QUE PODE TER ASSUMIDO A FORMA BEZZO; O SOBRENOME, NESTE CASO, É UM PATRONÍMICO QUE RECORDA O NOME DO ANCESTRAL FUNDADOR DO TRONCO FAMILIAR.

FONTANA: VER FONTANELLA

PIOVESAN: VEM DE PIOVESANI, ORIUNDO DA CIDADE DE PIOVE DI SACCO, CUJO NOME REMONTA AO LATINO PLEBE, PLEBIS (POVO, PLEBE) QUE PASSA A INDICAR, NO LATIM MEDIEVAL, CIRCUNSCRIÇÃO ADMINISTRATIVA E ECLESIÁSTICA DOS MEIOS RURAIS SOB A REGÊNCIA DE UM SACERDOTE OU PÁROCO.

CERON: REDUÇÃO DIALETAL SETENTRIONAL DE CERONE QUE SIGNIFICA PRODUTOR E MERCADOR DE CERA.

SCARSANELLA: NÃO DISPONÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário