VEJAMOS MAIS ALGUNS SOBRENOMES CUJA IDENTIFICAÇÃO FOI POSSÍVEL:
FRASSETO: VEM DE FRASSO QUE É A FORMA DIALETAL DE FRASSINO QUE VEM DO LATIM FRAXINUS, FREIXO, ÁRVORE CUJA MADEIRA ERA MUITO USADA NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS E DECORAÇÃO DE INTERIORES. O SOBRENOME INDICA O COMERCIANTE DESTA MADEIRA OU HABITANTE PRÓXIMO DE UMA FLORESTA DE FREIXOS.
PAGANI: PLURAL DE PAGANO QUE VEM DO LATIM PAGANUS, ALDEÃO, CAMPONÊS, HABITANTE DE UM PAGUS (ALDEIA DE ZONA RURAL). O SENTIDO DE PAGÃO [NÃO CRSITÃO] É POSTERIOR E TEM MOTIVAÇÃO HISTÓRICA MUITO CLARA: O CRISTIANISMO, NOS PRIMEIROS SÉCULOS DE SUA DIFUSÃO, ATINGE OS CENTROS URBANOS E A ÁREA RURAL CONTINUA COM SUAS PRÁTICAS POLITEÍSTAS, FATO QUE LEVA A IDENTIFICAR O CAMPONÊS (PAGANUS) COMO INFIEL, POLITEÍSTA. O SOBRENOME, NORMALMENTE, REFLETE O SENTIDO DE ALDEÃO, CAMPONÊS, PODE SER TAMBÉM UM PATRONÍMICO, PORQUANTO PAGANUS SE DIFUNDE COMO NOME PRÓPRIO NA IDADE MÉDIA.
BALDIN: VEM DE BALDO QUE É A FORMA ITALIANA DE BALDUS QUE DÁ ORIGEM AO TERMO BALDI QUE VEM DO GERMÂNICO BALTH, BALTHA, QUE SIGNIFICA CORAJOSO, AUDAZ, INTRÉPIDO, TERMO MUITO USADO NA FORMAÇÃO DE NOMES PRÓPRIOS [...].
Nenhum comentário:
Postar um comentário