NAS PRÓXIMAS POSTAGENS, IREMOS ABORDAR O SIGNIFICADO E ORIGEM DE ALGUNS SOBRENOMES CITADOS NESTE BLOG OU COMUMENTE ENCONTRADOS NA REGIÃO DE URUSSANGA.
A FONTE DA ORIGEM E DO SIGNIFICADO DESTES SOBRENOMES DE ORIGEM ITALIANA É O LIVRO DE AUTORIA DE CIRO MIORANZA, DENOMINADO "DICIONÁRIO DOS SOBRENOMES ITALIANOS", VOLUME I.
PRIMEIRO , VAMOS SABER ALGUMA COISA SOBRE OS SOBRENOMES:
"Conhecer a origem dos sobrenomes poderá indicar de onde certa família descende, no que trabalhavam ou conhecer algumas características dos ancestrais dessa família.
Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2.852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing". O nome de família vinha em seguida, tirado de um poema de 30 personagens adotados por cada família. O nome próprio vinha então por último.
Na Antiga Roma tinham apenas um nome próprio. No entanto mais tarde passaram a usar três nomes. O nome próprio ficava em primeiro e se chamava "praenomen". Depois vinha o "nomem", que designava o clã. O último nome designava a família e é conhecido como "cognomen". Alguns romanos acrescentavam um quarto nome, o "agonomen", para comemorar atos ilustres ou eventos memoráveis. Quando o Império Romano começou a decair, os nomes de família se confundiram e parece que os nomes sozinhos se tornaram costume mais uma vez."
UMA OBSERVAÇÃO: É MUITO COMUM ENCONTRAR BRASÕES COM SOBRENOMES DE FAMÍLIAS PARA COMERCIALIZAÇÃO EM LOJAS OU VIA INTERNET.
ALGUÉM JÁ REPAROU QUE A MAIORIA DESTES BRASÕES INDICA UMA ORIGEM NOBRE?
SE A MAIORIA ERA DE ORIGEM NOBRE, QUEM EXERCIA AS ATIVIDADES MAIS COMUNS DO DIA A DIA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário