segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CASA DE LUIZ DE BONA SARTOR

FOTO 01: VISTA DA FRENTE DA CASA DE LUIZ DE BONA SARTOR
FOTO 02: VISTA DOS FUNDOS DA CASA
FOTO 03: DETALHE DO PORÃO CONSTRUÍDO EM TIJOLO MACIÇO E PAREDE DE MADEIRA COM TÁBUAS DUPLAS SOBREPOSTAS MAIS MATA-JUNTA.


FOTO 04: PAIOL DA PROPRIEDADE.

A CASA E PAIOL DE LUIZ DE BONA SARTOR AINDA PODEM SER VISTOS PRÓXIMOS À RESIDÊNCIA DE JOÃO DE BONA SARTOR.

A CASA PODE SER CONSIDERADA A MAIS ANTIGA DA REGIÃO, DATANDO A SUA CONSTRUÇÃO DO ANO DE 1916 E É A ÚLTIMA  DAS QUATRO CASAS DOS QUATRO IRMÃOS DE BONA SARTOR QUE AINDA PERMANECE DE PÉ.

12 comentários:

  1. Aonde fica localizada essa propriedade? É olhando dos fundos da casa da Tia Elisa?
    Alexandre Mariot

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Foi a única moradia dos quatro irmãos De Bona Sartor que ainda está de pé.

    ResponderExcluir
  3. A casa da nona Salute e do nono Afonso...Que saudade!!!!

    ResponderExcluir
  4. O paiol nao existe mais... sobrou a casa velha e a 'nova'contruida na decada de 60... eu tenho a arvore genealogica da familia, quem tiver interesse me avise... cesar.sartor@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,boa noite a casa velha existe ainda sim...me interesso me chama no meu whatsapp 996082401

      Excluir
    2. E o paiol existe também

      Excluir
  5. Cesar de Bona Sartor27 de agosto de 2013 às 22:12

    Tio Lecir me falou que o paiol foi demolido ano passado (2012)... ate preciso voltar la de novo para ver como esta...

    ResponderExcluir
  6. Cesar De Bona Sartor28 de agosto de 2013 às 21:41

    Uma historia interessante por volta da decada de 60 e inicio da 70 sobre a antiga casa, a nona Salute fazia da entrada da velha casa uma banca de frutas, verduras, salames e etc e liberava o acesso dos mineiros por dentro das terras. Com isso, ao saírem das minas passaram e compravam os produtos e assim ganhava-se um trocado para a farinha de trigo, o sal e outras coisas que não se podiam produzir no local.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, uma retificação... o paiol continua em pé... eu que entendi errado..

    ResponderExcluir