quinta-feira, 26 de agosto de 2010

OS CONDIMENTOS: O CREM

OS CONDIMENTOS SÃO USADOS PARA ACOMPANHAR OU TEMPERAR OS ALIMENTOS, DEIXANDO-OS MAIS SABOROSOS E ATRAENTES.

UM DOS CONDIMENTOS MAIS APRECIADOS PELOS ITALIANOS E SEUS DESCENDENTES É O CREM OU CREN, RAIZ FORTE EM PORTUGUÊS.

É OBTIDO RALANDO-SE AS RAÍZES DA PLANTA CHAMADA Armoracia rusticana, QUE É NATIVA DO SUDOESTE DA EUROPA E OESTE DA ÁSIA E PERTENCE À FAMÍLIA DAS BRASSICÁCEAS, A MESMA DA COUVE, DA MOSTARDA, DO REPOLHO, ETC.

AO SER RALADA LIBERA UMA SUBSTÂNCIA IRRITANTE PARA OS OLHOS E VIAS RESPIRATÓRIAS.

ESTA SUBSTÂNCIA É O ISOTIOCIANATO ALÍLICO, TAMBÉM CONHECIDO COMO ÓLEO DE MOSTARDA.

DEPOIS DE RALADA É COLOCADA IMEDIATAMENTE EM VINAGRE DE VINHO TINTO.

É USADA PARA TEMPERAR SOPAS E CARNES JÁ COZIDAS E PRONTAS PARA O CONSUMO.

É CONHECIDA NA LÍNGUA ALEMàCOMO MEERRETTICH, RAIFORT NA LÍNGUA FRANCESA, HORSERADISH EM INGLÊS E CREN EM ITALIANO.

É MUITO PRODUZIDA NA REGIÃO DE COLLINSVILLE, NO ESTADO DE ILLINOIS, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE.

ESTA REGIÃO É RESPONSÁVEL POR 2/3 DA SUA PRODUÇÃO MUNDIAL E É CONHECIDA COMO A CAPITAL  DA RAIZ FORTE.

IMAGEM: PARTE AÉREA DA Armoracia rusticana.




IMAGEM: RAÍZ USADA PARA PREPARO DO CREM.


IMAGEM: O CREM PRONTO PARA CONSUMO.

16 comentários:

  1. O crem consumido no oeste catarinense é esse? estão fazendo um estudo com ele considerando ser uma espécie nativa.
    Alexandre Mariot

    ResponderExcluir
  2. O crem consumido no Oeste catarinense é obtido de outra planta. Não sei se esta planta é nativa ou não.

    ResponderExcluir
  3. O crem ou batata-crem (Tropaeolum pentaphyllun), espécie parente da capuchinha, é um tubérculo nativo do Sul do Brasil consumido, principalmente, por descendentes de imigrantes italianos, poloneses e alemães.

    ResponderExcluir
  4. O crem legítimo, segundo os mais antigos, é a raíz amarga (Armoracia rusticana).

    O Tropaeolum pentaphyllun foi uma alternativa adotada pelos imigrantes europeus.

    Aguardem postagens sobre os improvisos alimentares dos imigrantes italianos no Sul de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  5. Como pode-se conseguir sementes para cultivo desta planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propagação desta planta é via vegetativa ou assexuada e não usando-se sementes.

      Excluir
  6. Como posso achar essa raiz.. ?.. a raiz forte msm eu tenho.. mas eu queria a batata crem conhecida aqui no oeste de santa Catarina.. mas nem aqui se acha ela..

    ResponderExcluir
  7. Como posso achar essa raiz.. ?.. a raiz forte msm eu tenho.. mas eu queria a batata crem conhecida aqui no oeste de santa Catarina.. mas nem aqui se acha ela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure em http://www.belliplantas.com.br

      Excluir
    2. Procure em http://www.belliplantas.com.br

      Excluir
    3. tenho um amigo em Chapecó que tem essa planta em casa.
      Vai me ceder uma raiz para eu experimentar fazer em minha casa.
      ribeiroednei@uol.com.br

      Excluir
  8. eu tenho essas batatas crem mt boa para ralar botar na conserva e comer com churasco moro em São Miguel do Oeste quem quiser chamar facebook edimar kossmann ou wuats (49) 91912009

    ResponderExcluir
  9. Muito gostoso o crem ! Más em conserva com vinagre !

    ResponderExcluir
  10. O crem que eu conheço não é uma raiz e sim uma batata que ao brotar da um cipó e depois flores pequenas e vermelhas

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, alguem sabe me dizer onde posso comprar batatas de crem?
    robertogrison@uol.com.br ou zap.82.99981-1238

    ResponderExcluir